Saúde

Edmilson Migowisk - edmilson@ojornalnit.com.br

Água: um remédio natural

A água é um dos mais importantes remédios naturais. Composta por vários minerais, esse precioso líquido é vital para o funcionamento do nosso corpo. A água desempenha funções essenciais na nossa vida: é fundamental para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção; transporta de nutrientes para as células; regula a temperatura corporal; e desempenha um papel importante no sistema circulatório. Por isso beber água é uma atitude essencial para manutenção da vida.

Uma pessoa pode ficar até cinco minutos sem respirar, até 35 dias sem comer, porém, morre em 5 dias se não ingerir líquidos. Somente para se ter uma ideia, um bebê na barriga da mãe tem 95% do seu peso composto de água, um recém-nascido tem 80%, e uma pessoa adulta tem cerca de 70% do seu peso em água.

Como perdemos água?

Perdemos água no controle da temperatura do corpo, quando suamos e também no metabolismo da própria respiração. A quantidade perdida depende da temperatura ambiente e da intensidade dos  exercícios físicos que fazemos. Por isso, no verão, é importante redobrar a atenção à ingestão de líquidos.

Podemos eliminar também cerca de 1,5 litro de água todos os dias por meio da urina. A perda de líquidos pode ocorrer, ainda, embora num volume bem pequeno, através das fezes, podendo se tornar um problema grave em caso de diarreia.

A sede é o principal sintoma que está faltando água no organismo. E quando se fica muito tempo sem ingerir líquidos, ou em caso de diarreia, pode ocorrer a desidratação, que é um problema bem mais sério. Toda água perdida precisa ser reposta para que o organismo funcione bem.

Quanto de água devo tomar por dia?

Um cálculo bastante simples pode ajudar na resposta dessa pergunta: basta multiplicar o peso corporal pela medida de 30 ml a 35 ml de água. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg precisa ingerir cerca de 2,1 litros de água por dia para se manter bem hidratada (60kg x 35 ml = 2,100).

Se você é do tipo que não gosta de números, o importante é saber que deve beber entre 2 e 3 litros de água por dia.

Uma outra dica é ficar atento à cor da urina. A primeira urina do dia e sempre mais escura porque está eliminando toxinas, depósitos de sais, porém, ao longo do dia sempre verificar se a urina esta clarinha. Quanto mais clara estiver isso, indica que a hidratação está adequada.

Dicas para se manter bem hidratado

No ambiente de trabalho, sempre deixe uma garrafinha de água por perto.

Se você não gosta de tomar água, beba suco natural, água de coco ou consuma mais frutas.

O ideal é logo que acordar tomar água. Essa é a primeira coisa que se deve fazer em jejum. Durante o sono ficamos muito tempo parados, e, às vezes, suamos. Por isso é necessário repor toda essa água perdida.

Fique bem, cuide-se bem

Edimilson Migowski

Médico Infectologista e Presidente do Instituto Vital Brazil

Com colaboração de Thaís Marini

Comentários