Contraponto

Carlos Emir Larangeira - emir@ojornalnit.com.br

Lima Barreto é destaque do projeto cultural Literatura na Varanda

O escritor e jornalista carioca Lima Barreto (1881-1922) será homenageado na 4ª edição do projeto Literatura na Varanda que acontece no próximo dia 18 (sábado), a partir das 16 horas, no Centro de Niterói. Entre as suas obras mais conhecidas estão: Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909); Triste fim de Policarpo Quaresma (1915); Numa e Ninfa (1915); Os Bruzundangas (1923); Clara dos Anjos (1948) e Diário Íntimo (1953).

O evento cultural que - tem entrada franca - reúne escritores para um debate sobre o tema “Lima Barreto – literatura e denúncia”. Poetas também vão participar de um recital livre de poesias que é aberto ao público. O encerramento fica por conta do músico Marlon Borges, com repertório de MPB.

 

Um pouco sobre cada participante do debate:



 

ROBERTO DUTRA JR:

 

É colaborador da revista digital Mallarmargens e mantém uma coluna semanal no blog Zona da Palavra. Trabalhou como professor, editor de revista acadêmica; além de ter atuado junto a editoras cariocas. Como escritor, prefere o poema e o conto como formas de expressão, não sendo raro recorrer à crônica para dar vazão a uma ideia mais cotidiana. Atualmente prepara uma iniciativa editorial artesanal com a qual pretende lançar sua própria obra e fugir do controle editorial.

 

MÁRWIO CÂMARA:


Escritor e jornalista, especializado na área de Cultura. Colabora com o site Homo Literatus – voltado exclusivamente à literatura – e com os veículos de comunicação Rascunho, Opção Cultural e Revista Pessoa. Já foi selecionado em antologias poéticas, além de ter sido finalista recentemente do Prêmio Rio de Literatura, na categoria Novo Autor Fluminense, com a sua primeira obra de ficção, intitulada “Solidão e Outras Companhias”, que será publicada em maio, pela Editora Oito e Meio.

 

WINTER BASTOS:

 

Autor do livro de crítica literária “Malandragem, Revolta e Anarquia: João Antônio, Antônio Fraga e Lima Barreto” (Editora Achiamé, 2005). Em 2011, recebeu menção honrosa no IX Conc. Municipal de Conto – Prêmio Pref. de Niterói, com o conto “O Anão”, posteriormente publicado.Obteve menção honrosa no 7º Prêmio UFF de Literatura, em 2013, com a obra “(Des)encontro”, incluído em antologia. Em outubro DE 2016, recebeu o 1º lugar no II Festival de Contos e Poesias do CLARON (Centro Literário e Artístico da Região Oceânica de Niterói), com o conto "Não sairá no jornal". É mestre em Literatura Brasileira e Teorias da Literatura pela UFF.


 

O PROJETO:

 

O projeto Literatura na Varanda promove eventos bimestrais gratuitos desde agosto de 2016. É um encontro informal como deve ser um bate papo entre amigos que é aberto a todos que valorizam a literatura, viabilizando a expressão de novos talentos.
A 1ª edição, realizada em 11 de agosto de 2016, na varanda do Centro de Artes UFF, em Icaraí, teve como tema o "Mercado editorial brasileiro: os desafios de se publicar um livro", com a presença dos escritores Cícero Leitão e Winter Bastos.
Em 22 de outubro, a 2ª edição, no Centro de Estudos Wilhelm Reich, em São Domingos, trouxe em pauta o debate: “Imersões Poéticas: Diálogos Contemporâneos”. Os escritores Inês Drumonnd Menezes e Henrique Chaudon contaram as suas experiências literárias ao longo de suas carreiras. A banda Sirius Beta fez uma apresentação acústica no encerramento.
A 3ª edição aconteceu em 12 de dezembro, no Curso Animator, Ingá. Neste evento de fim de ano, Winter Bastos e Márwio Câmara falaram sobre dois escritores do século XX: Franz Kafka e James Joyce. A apresentação musical acústica (com repertório autoral) foi do compositor Marlon Borges.


Serviço:

Literatura na Varanda - 4ª edição

Tema “Lima Barreto – literatura e denúncia”

Data: 18 de março (sábado)

Horário: das 16 às 19 horas (3 horas de duração)

Entrada franca (Colabore doando 1 livro)

Local: Parthenon Centro de Arte e Cultura

Endereço: Rua General Andrade Neves, 40 - Centro - Niterói

Telefone: (21) 2722-2256

 

Cronograma:

16h - 17h (1 hora): debate

intervalo de 15 min.

17:15h - 18:15h (1 hora): recital de poesias

intervalo de 15 min

18:30h – 19h (30 min): encerramento com a apresentação musical

Comentários