Estética Avançada

Fabiana Roberto - fabiana@ojornalnit.com.br

Hidrate-se por dentro e por fora!!!

A hidratação é o primeiro passo pra ter uma pele bonita e saudável. Nosso corpo é constituído por uma média de água que fica entre 50-75%. Ela é fundamental para várias reações químicas e metabólicas que ocorrem no organismo, como por exemplo, equilíbrio hormonal e manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico. Por isso, além de fazer uso de excelentes cosméticos hidratantes devemos ingerir muita água e determinados alimentos para manter o organismo equilibrado.

A água ajuda a eliminar do corpo as impurezas e evita edemas, pois o organismo hidratado aumenta o volume de sangue melhorando a circulação, diminuindo assim a celulite. Auxilia na firmeza da pele, pois as fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação do tecido dependem da água para a sua renovação e seu bom funcionamento. Além de ajudar também na hidratação de cabelos e unhas.

A pele é o maior órgão do corpo e tem uma média de 64% de água, por isso sua hidratação é além de uma preocupação estética como também uma preocupação de saúde. Para ela se manter saudável é necessário equilibrar o seu manto que fica na superfície cutânea, o manto hidrolipídico, que é formado por água e óleo. Cada pele tem necessidade diferente dessas substâncias, mas todas precisam delas, até mesmo a pele oleosa, que muitas vezes brilha por excessso de óleo, mas descama por falta de água, por exemplo. Por isso deve-se usar cosméticos livres de óleo e que tenham em sua composição substâncias secativas, como o ácido salicílico combinadas com substâncias hidratantes, como o ácido lactobiônico.

A pele mista tem mais oleosidade na zona T ( testa, nariz e queixo), então o ideal é utilizar cosméticos com mais água e menos óleos, como hidratantes com base gel-creme. Outra dica importante tanto pra pele oleosa como para a pele mista é o uso de água thermal, pois ela devolve minerais essenciais à pele sem aumentar a oleosidade.

Já a pele normal como tem o manto hidrolipídico equilibrado, pode optar por cosméticos a base de vitamina c e óleos vegetais na sua composição, só pra manter e garantir a hidratação.

A pele seca exige uma quantidade maior de umectantes e emolientes tem que ter mais óleos e precisam tanto substância hidratante para repor o líquido quanto a substâncias higroscópicas (oclusivas), que agem retendo o líquido, já que essas peles perdem água para o ambiente, não conseguindo manter sua hidratação.

A quantidade de água no tecido e no organismo também interfere no resultado de qualquer tratamento estético, seja de rejuvenescimento ou até mesmo de redução de medidas. Pois a pele tem que estar antes de qualquer coisa hidratada, maleável e macia para que as sustâncias nutritivas ou redutoras consigam permear as camadas.

A hidratação cutânea interfere até na hora de usar um equipamento de alta tecnologia, pois a maior parte deles agitam as moléculas de água existentes nos tecidos pra fazer efeito, como por exemplo, a radiofrequência, que age aquecendo a água presente na pele.

Viu? A hidratação é fundamental para que a saúde da pele reflita sua beleza!

 

Fabiana Roberto
Tecnóloga em estética e cosmética
Pós Graduada em estética e cosmetologia

Comentários