Estética Avançada

Fabiana Roberto - fabiana@ojornalnit.com.br

CO2 Fracionado: uma das maravilhas dos tratamentos estéticos!

O laser de CO2 Fracionado foi desenvolvido para tratar e renovar a pele de dentro pra fora, ele é indicado para várias patologias estéticas como, rejuvenescimento facial, estrias, cicatrizes de acne e cicatrizes cirurgicas.



Sua tecnologia é capaz de emitir feixes que provocam colunas de lesão térmica, chamadas zonas microtérmicas, poupando o tecido ao redor, garantindo uma recuperação teciadual mais rápida. Esses feixes são absorvidos pelas moléculas de água do nosso corpo, que ao evaporá-las provoca uma cicatrização da área. Esse mecanismo estimula a produção natural de colágeno.

Foi desenvolvido para penetrar profundamente na pele e aquecer a derme, poupando a epiderme. Seu mecanismo de ação permite que seja feita uma dermoabrasão com uma profundidade muito bem calculada, diminuindo assim seus efeitos colaterais e o tempo de recuperação.

Na aplicação deste tratamento para rejuvenescimento existe um encolhimento agudo de colágeno na derme residual, melhorando a qualidade dele, e uma cicatrização de longa duração que leva à remodelagem da derme com novo colágeno e material de matriz celular, que são sintetizados meses após o tratamento e geram como resultado uma pele mais firme, menos ácida, com menos manchas ou cicatrizes, acompanhada de diminuição das linhas de expressão e da melhora da textura da pele.

Alguns resultados já são notados na primeira sessão, como diminuição dos poros, melhora das rugas finas e médias no rosto, testa, rugas nos lábios e rugas perioculares (pés de galinha). Naquelas alterações onde é preciso a recuperação do colágeno, rugas profundas, flacidez da pele e estrias os efeitos finais ocorrem 6 meses após o tratamento. Para redução de rugas faciais suaves são indicadas 2 a 4 sessões, já as peles com rugas profundas e com flacidez mais acentuada são indicadas 3 a 5 sessões de tratamento.

Pacientes com cicatrizes de acne necessitam em média 6 sessões com aplicação em toda a face ou em toda a região acometida. As sessões são feitas uma a cada 30 ou 60 dias, dependo da avaliação do profissional. Esse aparelho também tem usos terapêuticos, como em ceratoses seborreicas (pintas benignas) e ceratoses actínicas (lesões pré-malignas). Também pode ser usado em verrugas virais e manchas e para melhorar o aspecto de cicatrizes cirúrgicas, inclusive queloideanas. Uma grande vantagem é que possibilita o uso em qualquer região do corpo, como seios e glúteo para remoção de estritas.

Porém, deve-se ter bastante cuidado no tratamento com altas energias e nos pacientes com tendência a hiperpigmentação. Efeitos adversos esperados são dor durante a aplicação, porém é amenizada com anestésico tópico, sensação de ardor que dura por 1h, eritema (vermelhidão) durante 3-7 dias, edema (inchaço) durante 2-3 dias, aspecto bronzeado e descamação que se inicia em 3 dias, podendo durar por 3 a 4 dias.

O laser CO2 Fracionado é contraindicado em gestantes, pessoas em tratamento com uso de isotretinoína (medicamento para acne), herpes em atividade e, em qualquer paciente com sensibilidade à luz, como Lúpus e Pênfigo. Não é indicado para pessoas em fase de tratamento imunossupressor, tais como quimioterapia e radioterapia e pacientes que apresentarem lesões pigmentares suspeitas. No pós-tratamento é fundamental o uso filtro solar diário, cremes cicatrizantes ou hidratantes suaves e evitar a exposição solar.

Drenagem linfática é uma ótima opção para minimizar o edema facial. No dia seguinte o paciente pode retornar ao trabalho. Laser CO2 Fracionado é um tratamento rápido e seguro para quem quer ter uma pele linda e renovada!

Fabiana Roberto
Tecnóloga em estética e cosmética
Pós Graduada em estética e cosmetologia

Comentários