Estética Avançada

Fabiana Roberto - fabiana@ojornalnit.com.br

Medidas para prevenir e tratar envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele acontece de duas maneiras, o intrínseco, que é o cronológico, acontece como os outros órgãos e o extrínseco que é causado por fatos ambientais, principalmente por exposição solar.

Envelhecimento intrínseco está relacionado a fatores genéticos e metabólicos. Esse tipo de envelhecimento é o natural, cumulativo, causado pelo passar do tempo. Ocorrem modificações no aspecto, estrutura e nas funções da pele. Ele é caracterizado por atrofia da pele, pois a divisão celular é prejudicada, ficando cada vez mais lenta a renovação celular.

Aparecem rugas finas pela diminuição das fibras elásticas da derme, levando à flacidez. Também ocorre atrofia ou deslocamento do tecido adiposo subcutâneo (gordura), o que causa deformação do contorno facial. Já o envelhecimento extrínseco está relacionado a donos ambientais, principalmente a exposição nà radiação solar, com elastose (desgaste) na derme superficial e também é cumulativo.

É caracterizado por rugas profundas, pele espessa, amarelada e seca. Surgem melanoses (mancha senil), telangiectasias (vasos finos), queratoses actínias (lesão pré-malígna), dentre outras. A exposição durante anos à luz ultravioleta contribui para um envelhecimento cutâneo e para o aparecimento de rugas profundas da idade. A carga constante da luz ultravioleta, mesmo que sem formação de eritemas (vermelhidão), acumula danos pré-cancerosos e até câncer de pele, sendo responsável por 85% dos casos.

Outros fatores influenciam no envelhecimento da pele, como o fumo, que a deixa seca e atrófica. A poluição também tem sua responsabilidade no processo do envelhecimento, pois as finas partículas de substâncias contaminantes do ar vão se depositando e acumulando na pele, prejudicando seu funcionamento celular.

Para se manter saudável e com uma pele bonita é importante ter bons hábitos alimentares, praticar atividade física e beber muita água.

Além disso, existem alternativas para ajudar a prevenir e tratar o envelhecimento da pele, irei citar algumas:

· Higienização com produtos adequados para seu tipo de pele para eliminar os agentes tóxicos e agressores da pele;

. Os hidratantes emolientes também são importantes, pois evitam que a pele perca água para o ambiente, ajudam a manter o manto hidrolipídico, reforçando a barreira cutânea.

. Uso diário e contínuo dos filtros solares de amplo espectro (UVA e B), além disso, o uso de viseiras e roupas com tecidos que filtram os raios UVA e B;

. A utilização de produtos com antioxidantes, como a vitamina C, também é útil, pois evitam as agressões causadas pelo ozônio, isto porque os poluentes agem também produzindo grande oxidação.

. Cosméticos a base de vitamina A, como os retinóis, são excelentes rejuvenescedores, pois renovam e estimulam a síntese de colágeno;

. Aumentar a síntese do colágeno e elastina com cosméticos nutritivos e com ativos tensores.

Tratamentos estéticos específicos para produzir colágeno e elastina, como a Radiofrequência, e CO2 Fracionado.

. Peelings específicos para seu tipo de pele, eles ajudam na renovação, agem eliminado as células morta, melhorando a textura e qualidade. Dentre diversas opções de tratamentos.

Enfim, o envelhecimento é inevitável, porém podemos deixá-lo cada vez mais tardio. Cuidarmos da nossa beleza e saúde é expressão de zelo, carinho e amor por nós mesmos!


Fabiana Roberto
Tecnóloga em estética e cosmética
Pós Graduada em estética e cosmetologia

Comentários