Estética Avançada

Fabiana Roberto - fabiana@ojornalnit.com.br

Microagulhamento: tratamento estético multifuncional

Microagulhamento: tratamento estético multifuncional Como já falei anteriormente existem inúmeras técnicas para melhorar a qualidade da pele, seja para rejuvenescer, para acne ou diminuir estrias. Hoje falarei do microagulhamento que é um tratamento multifuncional, pois pode ser usado em qualquer parte do corpo, inclusive no couro cabeludo, para tratar calvície.

 O microagulhamento é uma técnica onde se utiliza um aparelho de rolamento com várias microagulhas que tem como principal objetivo a indução percutânea de colágeno, a angiogenese (criação de vasos sanguíneos novos) e um aumento da vasodilatação, fazendo com que haja uma melhora de oxigenação e nutrição nos tecidos.

 Além de permitir a permeação profunda de ativos, como ácido hialurônico e vitamina c, pois os microfuros presentes na pele aumentam a capacidade de absorção dessas substâncias resultando numa maior eficácia das mesmas.

As microperfurações que ele causa induzem a um processo inflamatório local para estimular os fibroblastos, que são células responsáveis pela produção de colágeno. Forma-se um novo tecido que "preenche" a cicatriz atrófica, bem como induz a repigmentação através da melhora do suprimento sanguíneo e promove um remodelamento tissular que persiste por meses após o procedimento.

Como o microagulhamento pode ser feito em qualquer área do corpo, é indicado para rejuvenescimento, cicatrizes, manchas, estrias e até celulite. O que fará a diferença para cada patologia estética será o tamanho da agulha e os ativos cosméticos utilizados. No couro cabeludo, por exemplo, é utilizado para estimular a circulação sanguínea da região, além de permear substâncias que fortalecem o folículo piloso.

São indicadas de três e quatro sessões de microagulhamento, com intervalo de 30 a 40 dias entre elas, para recuperação da pele. Mas essa quantidade de sessões e o tempo de intervalo podem variar de acordo com a finalidade do tratamento e as características da agulha usada. Cada sessão dura, em média, de 30 minutos a uma hora.

Nas primeiras 48h a pele apresenta eritema (vermelhidão) e edema (inchaço) e ardência, após a pele apresenta leve descamação que não atrapalha o dia a dia. O uso de água termal para acalmar a pele é indicado, além de cosméticos regeneradores.

Existem algumas contra indicações como problemas de coagulação sanguínea ou quem faz uso de anticoagulantes, pessoas com diabetes não controlado, câncer de pele, doença de pele ativa na região que será tratada, herpes ativa, psoríase e quem fez uso de isotretinoina nos seis meses anteriores.

O microagulhamento é um procedimento muito seguro e eficaz desde que aplicado de forma correta e por um profissional da área de saúde habilitado, então, antes procure uma clínica de confiança para depois para ficar com a pele linda sem qualquer complicação!

Fabiana Roberto
Tecnóloga em estética e cosmética
Pós Graduada em estética e cosmetologia

Comentários