Aplausos

Julianna Coelho - julianna@ojornalnit.com.br

"O INSTANTE DO AQUILO"

A partir de sábado, 1° de abril de 2017, a Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói, abre as portas para a exposição de comemoração dos 25 anos de atividades da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói. Tendo a curadoria assinada pelo também diretor da companhia, Pedro Pires, a exposição será composta de cartazes, programas e imagens dos espetáculos realizados pela Cia desde sua estreia, em 1992.

Com essa mostra, a CBCN pretende mostrar ao público seus processos, backstage, turnês e o cotidiano de uma das principais companhias de dança do país ao longo dessas duas décadas e meia de trajetória. Ao longo desss 25 anos, 111 bailarinos já fizeram parte do elenco, , além de dezenas de figurinistas, cenógrafos, iluminadores. Em seu curriculo a CBCN apresena 58 obras coreográficas e apresentações por mais de 71 cidades que viram seus espetáculos, dentro e fora do Brasil.

Ao longo do ano, a CBCN irá realizar outras ações ainda em comemoração aos seus 25 anos, incluindo uma série de estreias, remontagens de alguns de seus grandes sucessos, oficinas e o lançamento de um livro. No mesmo dia da abertura, a Cia estreia, no palco do Teatro Municipal de Niteróoi, o espetáculo "O INSTANTE DO AQUILO", do coreógrafo espanhol Chevi Muraday.

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói foi fundada em 1992, por iniciativa de um grupo de bailarinos da cidade, que objetivava a existência de um importante núcleo oficial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais ligados ao universo da dança. Sexta companhia pública criada no país, a Companhia, atualmente dirigida por Pedro Pires, conta em seu quadro artístico com trinta bailarinos aprovados em concursos públicos.

Seguindo a linha contemporânea, a o grupo vem ao longo de sua existência apresentando trabalhos assinados por coreógrafos expressivos do universo da dança, tais como: Rodrigo Moreira, Renato Vieira, Vasco Wellenkamp, Rodrigo Negri, Luis Arrieta, Roberto Oliveira, Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho, Luiz Fernando Bongiovanni, Ana Vitória, Jorge Garcia, Clébio Oliveira, André Mesquita entre outros.


Serviço

Exposição 25 anos da CBCN
Data da Abertura: 01 de abril de 2017, 19h
Data de Visitação: 02 de abril a 31 de maio de 2017
Horários: Terças a sextas das 10h às 18h
Entrada Franca

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Comentários