Aplausos

Julianna Coelho - julianna@ojornalnit.com.br

MAC Vazio, uma experiência sensorial

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói realiza o programa , de 15 a 18 de junho (quinta a domingo), das 10h às 18h. Na ocasião, o público vai encontrar os espaços do museu completamente vazios e poderá experimentar o museu como a própria obra de arte.

A programação, primeira assinada pela nova curadoria do MAC, com os pesquisadores de arte Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca, vai aproveitar o período entre a desmontagem e a montagem das mostras, para a realização de atividades especiais – no interior e na área externa – como um campo de vivências compartilhadas de diferentes linguagens artísticas, além de bikes foods. Assim, o público será convidado, gratuitamente, a apreciar, além da bela vista da varanda para a Baía de Guanabara, a arquitetura do local. O objetivo é ocupar os espaços, que passam a funcionar como laboratório de práticas artísticas e sociais.

No primeiro dia do projeto, 15 de junho, os visitantes vão vivenciar os espaços expositivos – que costumam receber importantes exposições e eventos em geral – completamente vazios, proporcionando um elo entre a arquitetura do local, a vista panorâmica da varanda e a percepção do próprio MAC como uma obra de arte.

No dia 16, haverá as performances Gordura Trans, do artista performático Miro Spinelli, e Trocam-se Sombras, da artista Daniela Seixas. A primeira atividade, que versa sobre relação entre estar acima do peso e a própria narrativa do corpo do artista, que vem se destacando na relação entre corpos não-normativos, perfomance e transexualidade. Já Daniela – sentada em uma espécie de camelô, na calçada, perto da entrada do museu – convidará o público a desenhar uma sombra sua projetada em um rolo de papel com a ajuda de um refletor. A sua sombra é dada aos visitantes e estes, por sua vez, têm a sombra desenhada por ela.

Trocam-se Sombras se repete no dia 17, quando haverá também uma intervenção sonora feita especialmente para o MAC, proposta pela artista niteroiense Gabriela Mureb, que utiliza o som e o ruído para sugerir ao público situações físicas e espaciais somadas ao vazio do salão principal.

Já no domingo, 18 de maio, último dia do evento, o espaço expositivo do museu não estará completamente vazio. Isso porque as sombras coletadas pela artista Daniela Seixas, em Trocam-se Sombras, serão expostas na parte interna do MAC.


Serviço

MAC Vazio
Datas: De 15 a 18 de junho de 2017
Horário: Quinta a domingo, de 10h às 18h
Entrada gratuita

Local: Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Niterói - RJ
Telefone: (21) 2620-2400

Comentários