Notícias

Coleção da estilista Vanessa Moe é inspirada na cultura aborígene

Niterói, 25/04/2017 11:57:44
Normalmente não ouvimos falar ou conhecemos muito sobre os aborígenes, os habitantes originais de alguns países e ilhas da Oceania. Hoje, eles representam uma parcela muito pequena da população, já que grande parte deles fugiu ou foi morta na época da colonização inglesa. Para a estilista brasileira, radicada na Austrália, Vanessa Moe, essas pessoas têm uma cultura muito rica, assim como todos os indígenas mundo afora. Ela se interessou bastante sobre o tema e a realização do ano da Austrália no Brasil, em 2016, serviu de inspiração para a criação do Projeto Circles, que tem desfile marcado para a próxima edição do São Paulo Fashion Week. Uma das atrações mais esperadas por aqui, é a famosa modelo aborígene, Samantha Harris, que desfila no evento.

Vanessa Moe tem uma carreira consolidada de dez anos na moda, possui uma marca própria desde que saiu da graduação em Sydney, no Whitehouse Institute of Design, com peças exclusivas e originais. Sua aptidão sempre esteve presente na sua vida, quando criança e adolescente costurava roupas com retalhos da mãe e desenhava vestidos para as irmãs. Mesmo morando há muitos anos no exterior, ela ainda conserva suas raízes brasileiras e acredita que a suas criações e ideias tem uma relação direta com a sua terra natal.”Eu gosto de ter uma história atrás, acho que tem que ter uma narrativa como no Circles, algo teatral e nós, brasileiros, realmente temos uma criatividade muito grande”, afirma.

O Projeto Circles foi criado com o intuito de fortalecer a cooperação cultural entre os dois países, além de promover e dar visibilidade aos aborígenes da Austrália. É a oportunidade de ajudar a construir uma futura parceria internacional, fornecendo a plataforma de cooperação comercial entre as indústrias criativas do Brasil e da Austrália. Nada melhor do que o maior evento de moda do país, a São Paulo Fashion Week, para abrigar uma proposta tão inovadora com a curadoria e idealização de uma jovem e talentosa estilista brasileira.

Outro destaque da sua trajetória é a inserção da nas peças, algo que a estilista gosta bastante. Tornou-se a primeira profissional da Austrália a criar um vestuário com a impressora 3D. Depois do sucesso das roupas apareceu na mídia internacional em publicações do Huffington Post e Daily Telegraph. Foi também a única brasileira selecionada para exibir uma coleção no Mercedes Benz Fashion Week.

Comentários

Leia também