Notícias

Museu Janete Costa de Arte Popular abre a exposição "Sim, aceito"

Niterói, 14/05/2018 11:49:37
O Museu Janete Costa de Arte Popular abre a exposição "Sim, aceito", com curadoria de Jorge Mendes e com obras que traduzem o amor em sua diversidade, no dia 23 de maio, quarta-feira, às 19h. O conjunto de 56 peças, de 35 artistas, revela a cerâmica do Vale do Jequitinhonha (MG), além de esculturas em argila, madeira e papel, mostrando a potência que transforma a escassez de regiões áridas em inúmeras possibilidades da arte popular.

 Em um cenário de casamento, a presença de elementos como um portão e um gazebo de ferro ambientam uma cerimônia no jardim. Nesse espaço, obras de diversos artistas como Ulisses Mendes, Sil Capela, Mestre Vitalino, representam cenas de relacionamentos e celebrações utilizando técnicas variadas.

 As bonecas noivas de cerâmica compõem uma instalação com elementos, texturas e cores ligadas à realidade e vivência das "noivas da seca", mulheres como Isabel Mendes, Noemisa Batista, Zezinha, Aparecida e Durvalina que resistem aos longos períodos de estiagem sustentando suas famílias com a produção dessas peças.

 Percorrendo a cenografia do espaço expositivo, o público vai poder explorar o imaginário do tema com a representação do casamento na roça e sua riqueza popular, as crendices, as simpatias, além da cultura do interior manifestada nas festas juninas. Esculturas dos santos juninos, especialmente Santo Antônio – o casamenteiro – dividem o espaço com o casal de noivos e a banda de músicos, obras de mestres populares do Nordeste.

 

Todas as peças da exposição são parte da coleção de Jorge Mendes e Jorge Guedes.

 

SERVIÇO:

Exposição "Sim, aceito"

Abertura: 23 de maio de 2018, às 19h

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h

Temporada: até o dia 2 de setembro de 2018

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, Boa Viagem - Niterói - RJ

Entrada gratuita

Comentários